A LÍNGUA TAMBÉM É UM FOGO; COMO MUNDO DE
INIQÜIDADE, A LÍNGUA ESTÁ POSTA ENTRE OS NOSSOS MEMBROS, E CONTAMINA TODO O
CORPO, E INFLAMA O CURSO DA NATUREZA, E É INFLAMADA PELO INFERNO.
“Meus
irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro
juízo. Porque todos tropeçamos em muitas
coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso
para também refrear todo o corpo. Ora,
nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos
dirigir todo o seu corpo. Vede também as
naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem
pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro e
gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo
incendeia. A língua também é um fogo;
como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e
contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras
como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada
pela natureza humana; mas nenhum homem
pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha
mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai,
e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus: de uma mesma boca procede bênção e maldição.
Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Porventura, deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água
amargosa? Meus irmãos, pode também a
figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, tampouco pode uma fonte
dar água salgada e doce. Quem dentre vós
é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de
sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja
e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a
verdade. Essa não é a sabedoria que vem
do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda
obra perversa. Mas a sabedoria que vem
do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de
misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.”
Tiago
3.1-17
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